Produção de peças anatômicas em impressão 3D e análise de sua aplicação na comunicação com pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica

Esse estudo tem como objetivo analisar a aplicação de modelos anatômicos em 3D no auxílio à orientação de pacientes atendidos na Liga de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), sobre os efeitos da HAS no coração e outros órgãos-alvo, explicando, de forma simplificada, as principais alterações que a condição pode causar nesses órgãos. Também serão avaliados os impactos das orientações na adesão dos pacientes ao tratamento. Para isso, serão produzidas as seguintes peças anatômicas:

Após as explicações quanto às alterações relacionadas à HAS e o seu tratamento, será aplicado um questionário para avaliar a compreensão dos pacientes sobre essa condição. Após 3 meses, o questionário será reaplicado, para verificar a retenção de conhecimentos e mensurar o impacto positivo da utilização, na prática clínica, das peças na orientação aos pacientes portadores de doenças crônicas.


Redes sociais:

Compartilhe pelo link: http://telemedicina.fm.usp.br/portal/wp-content/uploads/2014/manuais/pecasAnatomicas3D.html

Acesse aqui o site da Telemedicina