Aplicação de recursos digitais em atividades coletivas educacionais no projeto de extensão “Bandeira Científica”

Os recursos digitais podem ser utilizados como ferramentas em diversas áreas, inclusive na saúde. Tecnologias muito relevantes nesse sentido são o desenvolvimento da computação gráfica tridimensional e a impressão tridimensional de órgãos e aparelhos do corpo humano, que podem ser utilizadas como aliadas no aprendizado de temas de saúde.

Um dos eixos do Projeto Bandeira Científica é educacional e visa a aplicação de atividades coletivas para determinados públicos-alvo da cidade sede do projeto. Essas ações educacionais utilizam diversos recursos para facilitar o ensino e a aprendizagem, mas raramente prevêem o uso de tecnologia, seja pela falta de recursos materiais no local (exemplo: computadores e tablets), seja pelo desconhecimento por parte dos alunos da disponibilidade desses materiais.

No ano de 2014, o Projeto Bandeira Científica fará expedição para Ibatiba, município do estado do Espírito Santo, Brasil, e planeja realizar atividade coletivas educacionais com os temas: sexualidade, álcool e drogas, gestantes, agente comunitário de saúde, espaços de lazer e inclusão escolar.

O objetivo principal desse trabalho é proporcionar a aplicação de recursos tecnológicos (Homem Virtual, vídeos da série Geração Saúde 2 e impressões 3D), disponibilizados pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nas atividades educacionais coletivas em saúde, visando aumentar e facilitar a compreensão dos temas pelo público-alvo.

Ao final do Projeto Bandeira Científica, haverá uma avaliação sobre a utilização de recursos digitais e se eles auxiliaram no aprendizado (da população) e no ensino (por parte dos membros que ministraram palestras) de temas na área de saúde.


Redes sociais:

Compartilhe pelo link: http://telemedicina.fm.usp.br/portal/wp-content/uploads/2014/manuais/bandeiraCientifica.html

Acesse aqui o site da Telemedicina