Educação criativa promove atitude nos estudantes de Santos

Projeto Jovem Doutor da Disciplina de Telemedicina da USP avança no litoral paulista em mais uma edição para estimular a prevenção de doenças e a promoção de saúde

 

Quem conhece o Projeto Jovem Doutor sabe que as fronteiras da capital paulista já foram ultrapassadas pelas dezenas de ações, aulas, eventos e reuniões em várias cidades brasileiras. Centenas de estudantes e comunidades foram contempladas. Dessa vez, o privilégio é do município de Santos, localizado a 72 quilômetros de São Paulo.

O lançamento da segunda edição do Projeto na cidade litorânea ocorreu no dia 19 de abril de 2016 e contou com a participação do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, do Prof. Dr. Chao Lung Wen (Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade e São Paulo – DTM/FMUSP), dos professores das escolas municipais de Santos, de alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e de seus pais.

Neste momento, as palavras de ordem são: educação criativa! Os estudantes utilizam as imagens tridimensionais dinâmicas do projeto Homem Virtual, as estruturas do corpo humano impressas em 3D e os conteúdos disponibilizados pela DTM-FMUSP para assimilar os conteúdos e disseminá-los, através de ações de prevenção de doenças e promoção de saúde.

Além dos 191 alunos de 12 escolas municipais de Santos, os professores, que foram capacitados, vão acompanhar o desenvolvimento do projeto com os alunos, que serão multiplicadores. Segundo o Prof. Chao,

“o envolvimento docente é a demonstração da real importância dos professores na construção de um autêntico vínculo humano com seus estudantes para proporcionar uma aprendizagem encantada e alegre”.

Assuntos como DSTs, tabagismo, tuberculose, gravidez na adolescência, puberdade, dengue, entre outros são tratados de forma simples e objetiva para atingir o maior número possível de estudantes, familiares e comunidades, com o respaldo científico da Faculdade de Medicina da USP, que produziu o material educacional em saúde. O Prof. Chao explica que “entramos agora em uma fase com um novo conceito da Disciplina de Telemedicina: a educação criativa para promover atitude nos estudantes. É um exemplo a ser seguido de dedicação e envolvimento por uma educação melhor e mais criativa”.

Comentários encerrados.