Telemedicina

Diferentemente das plataformas de compartilhamento de conteúdo, a MedUSP Digital oferece recursos interativos de suporte às aulas presenciais teóricas e práticas, sendo adotada por Unidades Curriculares do Novo Currículo de Medicina

Com um sistema de organização que permite a estruturação do conteúdo em módulos e a realização de avaliações, com tempo programado para início e término das atividades, a MedUSP Digital tem disponibilizado cursos planejados. Baseada no Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), uma plataforma open source (código aberto e gratuito) adotada por instituições educacionais nacionais e internacionais, a MedUSP Digital agregou uma série de recursos interativos desenvolvidos pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, tornando-a mais fácil de usar e aumentando as suas capacidades funcionais.

Além de permitir a disponibilização dos materiais educacionais de forma organizada, a MedUSP Digital proporciona aos alunos e professores um ambiente seguro para acesso, estudo e a avaliação do aprendizado. Relatórios de acesso às páginas, realização e resultado das atividades facilitam a gestão educacional, com a identificação do desempenho dos estudantes segundo os seus perfis comportamentais e o reconhecimento das dúvidas e dificuldades mais recorrentes de cada um.  A análise dos resultados possibilita a adequação das aulas presenciais segundo as características de cada turma de alunos.

A professora Cecília Gouveia, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, responsável pela Unidade Curricular 10 – Sistema Locomotor I, afirma que “o sistema de gerenciamento de aprendizagem da MedUSP Digital é excelente e completo, com todos os recursos educacionais necessários, sendo baseado no Moodle, que é amplamente utilizado no Brasil e no mundo”.  A professora Patricia Castelucci, também do ICB da USP, responsável pela UC8 – Sistema Digestório, concorda: “a experiência que tivemos com a MedUSP Digital foi excelente. Colocamos vários materiais educacionais em módulos, de maneira planejada, para acesso dos alunos. A disponibilização destes materiais na plataforma favoreceu e contribuiu de maneira eficaz para a aprendizagem”.

A MedUSP Digital é um Instructional Management System (IMS) que conta com objetos educacionais de aprendizagem e com uma equipe de suporte constante aos professores, alunos e usuários. A organização dos conteúdos e a definição das sistemáticas de atividades são planejadas e executadas após a interação entre os professores responsáveis pelos cursos e os pesquisadores em arquiteturas de aprendizagem da Disciplina de Telemedicina.