e-Book Interativo

Integração de recursos multimídia

Estratégias de adaptação de conteúdo em saúde para uso em dispositivos móveis

O e-Book Interativo Integrado (e-Book II ou 2.0), inovação desenvolvida pela Disciplina de Telemedicina (DTM) da Faculdade de Medicina da USP, foi apresentado e premiado como trabalho científico durante o 5° Congresso Internacional CBL do Livro Digital, que aconteceu entre os dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o evento teve como tema central o “Conteúdo em Convergência”, recebendo como palestrantes especialistas de empresas de tecnologia, associações do setor editorial, escolas e bibliotecas físicas e digitais.

Com o objetivo de promover trabalhos empíricos e conceituais inéditos, o congresso incentivou a inscrição de trabalhos científicos, premiando os três primeiros colocados. O trabalho de autoria da jornalista e integrante da equipe de Design de Comunicação Educacional da Disciplina de Telemedicina da FMUSP, Maíra Lie, chamado “e-Book Interativo Integrado (e-Book II) em Multimeios: Compreensão da Voz Humana por meio de uma comunicação ‘insigth’”, recebeu o terceiro lugar. O trabalho teve coautoria de um professor e de pesquisadores da DTM.

A partir da temática “Aspectos Educacionais dos Livros Digitais”, o trabalho descreve os objetivos e métodos de produção do e-Book, primeiro no gênero, baseado no conteúdo elaborado por professores e corpo clínico da Faculdade de Medicina da USP, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). Também versa sobre a rápida evolução dos recursos eletrônicos e de telecomunicações, criando a necessidade de adaptações nos formatos educacionais, para incentivar e motivar os alunos em seus estudos. Nesse contexto, Maíra Lie destaca a necessidade de uma equipe de comunicadores que possa adaptar a linguagem científica ao público-alvo, separando os conteúdos de acordo com os meios de comunicação utilizados e conforme o grau de profundidade dos conhecimentos apresentados.

Esse e-Book foi estruturado para que o usuário possa ter a experiência da navegação bidimensional, ou seja, horizontal e verticalmente. A navegação horizontal permite a aquisição dos conhecimentos básicos, enquanto que a vertical proporciona um detalhamento de cada tema. Multimídia, o livro eletrônico contém vídeos do corpo humano desenvolvidos através de computação gráfica 3D, áudios de contextualização, infográficos e vídeos clínicos especializados. Pode ser integrado à web para leitura de conteúdo complementar e formação de rede social de aprendizagem.

Produzido para smartphone e tablets com sistema operacional Android, o e-Book permite a compreensão de um assunto complexo demais para ser abordado pelos meios convencionais. Explica desde a anatomia/ neuroanatomia até a fisiologia e a diferenciação dos tipos de vozes humanas, usando um tipo de comunicação compacta, objetiva, interativa e sob a abordagem de diferentes perspectivas, chamada de “Comunicação Insight”.

Entre os recursos empregados no e-Book, está o Projeto Homem Virtual, que teve início em 2003 na Disciplina de Telemedicina da FMUSP, consistindo de imagens tridimensionais, dinâmicas e dirigidas do corpo humano, com o intuito de transmitir a informação médica de maneira simples e concisa. Os módulos do Projeto Homem Virtual são conhecidos no Brasil por sua qualidade, detalhamento científico e diversidade de aplicação. Atualmente, as imagens do Homem Virtual também são utilizadas para a produção de estruturas anatômicas realísticas, por meio de impressoras 3D, criando os denominados modelos clínico-anatômicos.

Confira aqui a página da Câmara Brasileira do Livro com os trabalhos finalistas. Para saber mais sobre os potenciais educacionais do e-Book Interativo Contextualizado, clique aqui

Saiba Mais:

Conheça os potenciais educacionais do e-Book Interativo Contextualizado

Etapas da Produção do e-Book da Voz

Faça o download e divulgue para seus amigos: e-Book Interativo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da USP é premiado