Cursos de especialização e atualização empregam estratégias educacionais da Disciplina de Telemedicina da FMUSP

Disponibilizados na MedUSP Digital, cursos sobre Acupuntura, Dor e Pesquisa Clínica usam conceitos de Educação Híbrida e Teleducação Interativa

Médicos, profissionais de saúde e pesquisadores estão participando de cursos de extensão sobre acupuntura, pesquisa clínica e dor, com aulas, materiais complementares e recursos de interatividade disponibilizados na plataforma MedUSP Digital. Estão em andamento cinco cursos, quatro de especialização e um de atualização, certificados pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Todos utilizam ferramentas e modelos educacionais da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, otimizando e melhorando a aprendizagem com a Teleducação Interativa.

Os cursos coordenados pelo Departamento de Patologia são: “Revisão Sistemática e Metanálise”, “Atuação em Dor para Médicos” e “Acupuntura em Dor Orofacial”, todos de especialização, além do curso de atualização “Princípios de Pesquisa Clínica”.  O Departamento de Ortopedia e Traumatologia oferece o “Curso de Especialização em Acupuntura”. Interessados em participar das próximas turmas, em 2016, podem preencher um cadastro, clicando aqui.

Acupuntura

O Curso de Especialização em Acupuntura tem como público-alvo médicos ou residentes, sem restrição de especialidade. O objetivo é capacitá-los a tratar patologias musculoesqueléticas e sistêmicas, de acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa e da medicina ocidental. Já “Acupuntura em Dor Orofacial” é um curso destinado a médicos e dentistas com interesse no uso da acupuntura para tratamento da Disfunção Temporomandibular e de outras dores e disfunções do sistema estomatognático. Ambos os cursos são ministrados por professores do Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP e por especialistas convidados.

Dor

Médicos que desejam especializar-se no tratamento da dor crônica podem fazer o curso de “Atuação em Dor para Médicos”. O conteúdo abrange a fisiologia, diagnóstico e tratamento da dor na visão de várias especialidades. O modelo de ensino-aprendizagem é a Educação Híbrida, com aulas teóricas a distância e aulas práticas presenciais em grupos regionalizados. O aprendizado é colaborativo, com uso do recurso de fórum de discussão, no qual os debates são orientados pelos coordenadores de cada disciplina.

Pesquisa Clínica

Os instrumentos e recursos contemporâneos da pesquisa clínica são abordados no curso de atualização “Princípios de Pesquisa Clínica”, realizado totalmente a distância, permitindo maior flexibilização para os estudos e troca de experiências com profissionais da área da saúde de diferentes locais.

Outro curso sobre o tema é “Revisão Sistemática e Metanálise”, que capacita pesquisadores por meio de aulas teóricas presenciais, aulas práticas baseadas em problema e discussão de dúvidas via chat. Entre os tópicos abordados estão: elaboração das questões de pesquisa, tipos de estudo, como avaliar a qualidade metodológica de diferentes desenhos de estudo, como redigir um protocolo de revisão sistemática, estratégia de busca e fontes de evidência, extração de dados, apresentação dos dados, avaliação da qualidade da evidência da metanálise e redação do manuscrito.

Saiba mais sobre os cursos no portal da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina da USP. Acesse aqui.

Parceria com Harvard

Ainda na área da Pesquisa Clínica, uma parceria da FMUSP com a Escola Médica de Harvard possibilita a transmissão, por videoconferência e Internet, do curso “Principles and Practice of Clinical Research”. O curso é transmitido anualmente desde 2008, com o objetivo de oferecer aos profissionais e pesquisadores da área da saúde noções básicas e avançadas de investigação clínica.

Comentários encerrados.